27 de abr. de 2016 | By: @igorpensar

Curso: Provérbios de Salomão




Começa hoje uma disciplina sobre Provérbios de Salomão no Instituto Bíblico Esperança. A aula é basicamente o conteúdo de minha pesquisa para o mestrado na USP. Os que desejarem se matricular, podem fazer a disciplina isolada.

Nota: a aula não será disponibilizada na Internet.

Ementa:

O livro de Provérbios de Salomão, ou como é conhecido em hebraico, Mishlei Sh’lomon, é uma coleção de sabedorias semitas, ou mais particularmente, vozes de uma sabedoria antiga, presente no Oriente Próximo. A obra, apesar do título, não é de um único autor, mas possui uma coleção de provérbios, máximas e o que se pode chamar de “poesia didática”. Apesar de sua característica literária singular, em comparação a outras obras da Bíblia Hebraica, ela tornou-se matriz do que se pode chamar de “teologia sapiencial”.

A teologia sapiencial influenciou a teologia judaica no período grego, a teologia rabínica da época do Segundo Templo, e naturalmente, a teologia cristã. Sendo assim, esta obra pouco explorada, mais do que máximas morais, lida com o “saber viver”, e uma vida virtuosa em um mundo criado por Deus, mas fraturado com a pecaminosidade humana.

Maiores Informações
Entre em contato conosco pelo e-mail: fale.ibe@gmail.com, saiba como estudar este tema, na disciplina isolada.

0 comentários: